Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

Tecido Cartilaginoso


Forma especializada do tecido conjuntivo, desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento entre ossos e articulações, é essencial para o crescimento de ossos longos.
Suas células, são denominadas condrócitos, possuem abundante material extracelular, que constitui a matriz (formada por: colágeno, colágeno e elastina, em associação com macromoléculas de proteoglicanas, ácido hialurônico e diversas glicoproteínas), as cavidades da matriz ocupadas pelos condrócitos são denominadas lacunas. A estrutura da matriz está relacionado com a função do tecido . A consistência firme da cartilagem se deve as ligações eletrostáticas entre glicosaminoglicanas sulfatadas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de águas presas nas glicosaminoglicanas (água de solvatação), não há vasos sanguíneos no tecido cartilaginoso, que portanto, é nutrido pelos capilares sanguíneos envolventes (pericôndrio), as cartilagens que revestem superfícies móveis não possuem pericôndrio, logo recebem nutrientes pelo líquido sinovial das cavidades articulares.


Classificação das cartilagens:


· Cartilagem hialina:
Tipo mais freqüente, forma o primeiro esqueleto do embrião (que depois é substituído pelo ósseo).
Está presente nos ossos longos, entre a diáfise e a epífise, na forma de um disco epifisário, que é responsável pelo crescimento do osso em extensão .
No adulto é encontrada principalmente nas fossas nasais, traquéia, brônquios, extremidade ventral das costelas, recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos (pois proporciona grande mobilidade).


1. Matriz:
A cartilagem hialina é forma por colágeno tipo II associados a ácido hialurônico, proteoglicanas (glicosaminoglicanas combinadas por covalência a proteínas) muito hidratas e glicoproteínas (estrutural: condronectina). Uma molécula de proteoglicana podem estabelecer ligações com um molécula de ácido hialurônico, e também com as fibrilas de colágeno, formando um agregado molecular enorme, importante para manter a rigidez da matriz cartilaginosa, o alto conteúdo de água de solvatação atua como um componente na absorção de choques mecânicos.
Em torno dos condrócitos existem zonas estreitas ricas em proteoglicanas e pobres em colágeno, que mostram uma basofilia maior que a do resto da matriz, devido a presença das glicosaminoglicanas sulfatadas, a essa região deu-se o nome impróprio de cápsula .


2. Pericôndrio:
Camada de tecido conjuntivo (denso na maior parte das vezes), que envolve todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares. Atua como fonte de novos condrócitos, responsável pelo crescimento, atua na nutrição, oxigenação e eliminação dos resíduos metabólicos da cartilagem, já que neles estão presentes vasos sanguíneos e linfáticos, que são inexistentes no tecido cartilaginoso .
É formado por tecido conjuntivo, muito rico em fibras de colágeno Tipo I, na parte mais superficial, porém gradativamente mais rico em células a medida que se aproxima da cartilagem. Morfologicamente as células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos , mas as situadas mais próximas a cartilagem podem multiplicar-se por mitose, e assim originar condrócitos, sendo dessa maneira caracterizadas como condroblastos.


3. Condrócitos:
Apresentam forma alongada na periferia, porém mais profundamente são arredondados e aparecem em grupos (grupos isógenos, porque suas células são originadas de um único condroblasto).
As células e a matriz cartilaginosa sofrem retração durante o processo histológico, o que explica a forma estrelada dos condrócitos e seu afastamento da cápsula, já que nos tecidos vivos os condrócitos ocupam totalmente as lacunas.
A superfície do condrócito apresenta reentrâncias que aumentam sua superfície, facilitando as trocas, o que é importante para facilitar a nutrição dessas células.
São células secretoras de colágeno (principalmente o tipo II), proteoglicanas e glicoproteínas, como a condronectina .
Como as cartilagens são desprovidas de capilares sanguíneos, a oxigenação dos condrócitos é deficiente, logo a cartilagem hialina degrada a glicose principalmente por mecanismo anaeróbico, com a formação de ácido láctico como produto final.
Os nutrientes trazidos pelo sangue atravessam o pericôndrio, penetram na matriz da cartilagem e vão até os condrócitos mais profundos, os mecanismos dessa movimentação de moléculas são a difusão (através da água de solvatação) e o bombeamento promovido pelas forças de compressão e descompressão exercidas sobre as cartilagens.
O bom funcionamentos dos condrócitos depende de um funcionamento hormonal adequado, a síntese de proteoglicanas é acelerada pela tiroxina e testosterona, e diminuída pela cortisona, hidrocortisona e estradiol. O hormônio do crescimento, produzido pela hipófise, promova a síntese de somatomedina C pelo fígado, essa molécula aumenta a capacidade de multiplicação dessas células, estimulando o crescimentos das cartilagens.


4. Histogênese:
Os esboços da cartilagem surgem no mesênquima, a primeira modificação observada é o arredondamento das células mesenquimais que retraem seus prolongamentos e, multiplicam-se rapidamente formando aglomerados. As células assim formadas recebem o nome de condroblastos, em seguida com ela a síntese da matriz, o que afasta os condroblastos. A diferenciação das cartilagens dá-se do centro para a periferia, de modo que as células mais centrais já apresentem características de condrócitos, enquanto que as mais periféricas são ainda condroblastos típicos. Quem forma o pericôndrio é o mesênquima superficial.


5. Crescimento:


Dois processos:


A) Crescimento intersticial: por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes, menos importante, só ocorre nas primeiras fases de vida da cartilagem, a medida que a cartilagem se torna cada vez mais rígida, esse tipo de crescimento acaba se tornando inviável.


B) Crescimento aposicional: que se faz a partir de células do pericôndrio, células da parte profunda do pericôndrio se diferenciam em condrócitos que são adicionados a cartilagem.
Aplicação médica: alterações degenerativas: em comparação a outros tecidos a cartilagem hialina é sujeita com relativa freqüência a processos degenerativos, o mais comum é a calcificação da matriz, que consiste na deposição de fosfato de cálcio sob a forma de cristais, precedido por um aumento de volume e morte das células.
As cartilagens não se regeneram bem: a cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade e, freqüentemente, de modo incompleto salvo em crianças de pouca idade. No adulto a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio . Quando ocorre a lesão de um cartilagem, células derivadas do pericôndrio invadem área destruída e dão origem ao tecido cartilaginoso, que repara a lesão .

· Cartilagem elástica:
Encontrada no pavilhão auditivo, conduto auditivo externo, tuba auditiva, epiglote e cartilagem cuneiforme da lamina da laringe.
É semelhante a hialina, porém inclui, além das fibrilas de colágeno um abundante rede de fibras de elásticas, contínuas com as do pericôndrio .
Pode estar presente ou formar uma peça cartilaginosa junto a cartilagem hialina, ambas possuem pericôndrio e crescem principalmente por aposição, porém a elástica é sujeita a menos processos degenerativos do que a hialina .


· Cartilagem fibrosa:
Tecido com características intermediárias, entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina, é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamento se inserem nos ossos, e na sínfise pubiana, está sempre associada ao conjuntivo denso .
Sua matriz é acidófila, devido a grande quantidade de fibras colágenas. A substancia fundamental é escassa e limitada à proximidade das lacunas que contem os condrócitos, onde forma cápsulas basófilas.
Na cartilagem fibrosa, as numerosas fibras colágenas constituem feixes, que seguem uma orientação aparentemente irregular entre os condrócitos ou um arranjo paralelo ao longo dos condrócitos em fileiras, os feixes colágenos ficam paralelos às trações exercidas sobre a cartilagem, na fibrocartilagem não existe pericôndrio .


· Discos intervertebrais:
Localizados entre os corpos das vértebras e unidos a elas por ligamentos, cada disco intervertebral é formado por dois componentes: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, o núcleo pulposo .
O anel fibroso possui uma porção periférica de tecido conjuntivo denso, porém em sua maior extensão é constituída por fibrocartilagem, cujos feixes colágenos formam camadas concêntricas.
O núcleo pulposo, está na parte central do anel fibroso, e consiste num tecido formado por células arredondadas, dispersas num líquido viscoso rico em ácido hialurônico e contendo pequena quantidade de colágeno, no jovem ele é relativamente maior sendo gradual e parcialmente substituído por fibrocartilagem no decorrer da idade.
Funcionam como coxins lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras durante os movimentos da coluna vertebral.
Aplicação médica: hérnia do disco intervertebral: A ruptura do anel fibroso, onde os colágenos são menos densos resulta na expulsão do núcleo pulposo e no achatamento concomitante do disco, freqüentemente, este se desloca da sua posição normal entre corpos vertebrais, quando o disco se movimenta na direção da medula pode comprimir nervos, produzindo dores e distúrbios neurológicos.
.

.

.

ESTUDO DIRIGIDO:
1. Quais são as funções do tecido cartilaginoso? Dê exemplos de localização no organismo relacionando com cada função.
2. Quais são os constituintes do tecido cartilaginoso?
3. O que são lacunas da matriz cartilaginosa?
4. Quais são os elementos constituintes da matriz cartilaginosa?
5. A que se deve a consistência firme da matriz cartilaginosa?
6. O que significa turgidez da matriz cartilaginosa? Qual elemento da matriz é o responsável por essa propriedade?
7. Como ocorre a nutrição das células da cartilagem?
8. Onde se localiza o pericôndrio? Por qual tecido é formado?
9. O pericôndrio está associado a todos os tipos de cartilagem?
10. Quais são as funções do pericôndrio?
11. O que ocorre com as células do pericôndrio situadas próximo à cartilagem?
12. Como são nutridas as células da cartilagem articular?
13. Por que não seria funcional a cartilagem articular apresentar pericôndrio?
14. Há vasos linfáticos e nervos no tecido cartilaginoso?
15. Quais são os tipos de tecido cartilaginoso existentes no organismo? Qual tipo é o mais freqüente?
16. Cite exemplo de localização da cartilagem hialina.
17. Qual é o tipo de colágeno existente na matriz cartilaginosa? Esse tipo de colágeno é encontrado em algum outro local do organismo?
18. A água é um dos componentes da matriz cartilaginosa (água de solvatação). Seria possível removê-la com uma seringa?
19. Como as moléculas de água se associam às glicosaminoglicanas? Qual a importância dessa associação?
20. Explique a função da cartilagem como mola biomecânica.
21. O que são grupos isógenos?
22. Quais são os elementos sintetizados pelos condrócitos?
23. Como oxigênio e nutrientes vindos do pericôndrio chegam aos condrócitos?
24. Qual a participação da somatomedina no crescimento das cartilagens?

OBS: O GH (hormônio de crescimento) é produzido e secretado por células da adeno-hipófise; atua principalmente sobre as cartilagens epifisárias promovendo o crescimento do indivíduo em altura. Sua atuação sobre a cartilagem, porém, é indireta: o GH estimula a produção e a secreção de somatomedina C (IGF-1) principalmente pelos hepatócitos e essa proteína, por sua vez, atua sobre os condrócitos.


25. No embrião, qual a origem do tecido cartilaginoso?
26. Descreva sucintamente o processo de formação das cartilagens no embrião a partir do mesênquima.
27. Quais são os modos de crescimento das cartilagens? Qual é o modo mais importante em outra fase do indivíduo que não a embrionária ou fetal?
28. Defina crescimento intersticial da cartilagem.
29. Defina crescimento aposicional da cartilagem.
30. O tecido cartilaginoso regenera-se bem?
31. Como ocorre a regeneração da cartilagem?
32. Quais são os componentes da matriz da cartilagem elástica?
33. Onde é encontrado esse tipo de cartilagem?
34. Quais são as propriedades funcionais da cartilagem elástica?
35. Quais são os componentes da matriz da cartilagem fibrosa?
36. Onde é encontrado esse tipo de cartilagem?
37. Como se dá a nutrição da cartilagem fibrosa?
38. Quais são as propriedades funcionais da cartilagem fibrosa?
39. Qual é o único modo de crescimento da cartilagem fibrosa? Por que esse tipo de cartilagem não pode crescer do outro modo?
40. Como é definida a hérnia do disco intervertebral?

3 comentários:

  1. por que o tecido cartilaginoso se regenera com dificuldade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente por não possuir vasos sanguíneos. Obviamente existem outras causas, mas essa é a principal.

      Excluir
  2. Explique a função da cartilagem como mola biomecânica? Alguém sabe me falar por favor...

    ResponderExcluir